Plano de Comunicação – Comemorativos BRF

Foram identificados em pesquisas de mercado vários pontos de atenção que distanciavam os produtos das linhas de comemorativos da realidade de vida dos consumidores. Cada perfil de consumidor por motivos diferentes, optou nos últimos anos  por ceias de Natal e Ano Novo alternativas. Os principais pontos  identificados foram:

  • Tradição – Uma parcela significativa dos consumidores não se preocupava mais em manter tradições natalinas. 
  • Praticidade – Consumidores mais jovens não sabem e não tem interesse em aprender a preparar pratos de elaboração complexa.
  • Sofisticação – A tendência a buscar alternativas sofisticadas aos pratos convencionais influencia muito as escolhas dos consumidores no momento da compra. A ceia pronta encomendada em restaurantes e supermercados ganhou muita penetração nos últimos anos por conta disso. O objetivo foi  encontrar um denominador comum entre as necessidades e expectativas de todos os consumidores, propondo a Ceia BRF como algo prático no preparo, mas fortemente ligada as tradições. Além disso, foram propostas diversas iniciativas que tangibilizavam essas premissas, levando de fato os produtos da BRF de modo prático, tradicional e sofisticado à mesa do brasileiro.
Mood da Campanha
A “TV de Chester” leva de modo mais prático o Chester até a mesa do consumidor. Positivado em mercados chave, a iniciativa usa o hardware das tradicionais “TVs de Cachorro” já existentes nos estabelecimentos, envelopadas com comunicação institucional de Perdigão, e com o Chester no lugar do frango. Na praia, no campo, ou onde quer que o consumidor esteja, o Natal está garantido.
O Perumóvel é a resposta da Sadia ao consumidor de última hora. O peru chega preparado, temperado e quentinho em casa. Rondas em bairros estratégicos e/ou por encomenda, o perumóvel é a salvação do Natal de muitos consumidores.
A Feira da Ceia é um evento com estrutura modular positivado em shopping centers e grandes supermercados. Nele, os consumidores terão a oportunidade de comprar produtos de diversas marcas parceiras BRF, nacionais e importados, enfeites, presentes, embutidos, conservas, molhos e temperos. Além disso, várias receitas de pratos natalinos assinadas por chefs renomados seriam servidos aos visitantes. Os kits Ceia (ave, ingredientes e receita) poderiam ser adquiridos diretamente na feira.
Os Kits Ceia, desenvolvidos por chefs renomados podem ser encontrados na Feira da Ceia, em vários Shopping Centers e Supermercados.
Para estimular as vendas no varejo, e combater a concorrência direta dos produtos genéricos, um brinde com potencial para tornar o preparo do Chester ou do Peru ainda mais prático e divertido. O Timer Perdigão é um forninho-cuco que avisa de um jeito diferente e lúdico quando a ave está pronta. O Timer Sadia, traz o tradicional e popular LekTrek pra cozinha participando do preparo da ceia.
Para enriquecer a experiência de compra e marcar presença em vários departamentos do supermercado, selos indicativos de harmonização seriam aplicados em produtos de marcas parceiras. Vinhos encorpados seriam sugeridos para acompanhar carnes de sabor mais marcante como o Tender. Vinhos suaves, com Chester e assim por diante. A iniciativa pode se expandir para azeites, queijos, conservas, temperos, etc.
Uma outra oportunidade para reforçar es tradições natalinas é o cardápio de Natal BRF em bares e restaurantes. No período em que acontecem os costumeiros happy-hours, confraternizações e amigo-secretos, a BRF propõe as carnes comemorativas reinterpretadas como petiscos, porções e aperitivos. Um modo para lembrar o quanto as carnes tradicionais acrescentam à experiência do fim de ano.
A parceria com o SubWay serve ao mesmo propósito, mas para promover um produto específico. O Tender Fatiado seria promovido em todas as lojas da rede como opção de recheio no período do Natal.

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