A Legal Design é uma nova especialização que utiliza recursos visuais e narrativos para tornar a compreensão de assuntos complexos no ambiente jurídico mais eficiente e precisa. Os projetos de Legal Design, também conhecidos como Visual Law, são comumente utilizados na comunicação com o judiciário, incluindo peças forenses como recursos, apelações, memoriais e pareceres.
Originado nos Estados Unidos, o conceito de Legal Design redefine a comunicação no contexto jurídico, possibilitando que o conteúdo técnico produzido pelos profissionais do Direito seja transmitido de maneira mais eficaz. Isso é conseguido por meio da aplicação de princípios e técnicas de design, como hierarquia da informação, estruturação do pensamento, visualização e legibilidade. Além disso, o Legal Design incorpora recursos como infográficos, diagramas e visualização de dados.
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Explainer videos
Vídeos permitem aliar comunicação oral e visual para, por meio de imagens, gráficos e outros signos, sintetizar e facilitar a compreensão de temas complexos.
Vídeo explainers podem ser usados nos âmbitos judicial, administrativo e arbitral (para auxiliar a compreensão de temas complexos, em alguns casos até substituindo o despacho de memoriais) ou mesmo no ambiente consultivo (como p. ex., para apresentações de operações societárias e contratos complexos).
Como funciona
1.
Grave no celular o áudio da apresentação, todo de uma vez, ou em partes, e mande por email ou WhatsApp
2.
Acompanhe cada passo da elaboração do vídeo: A criação do roteiro, o storyboard com cada keyframe do vídeo até a animação final.
3.
Receba o arquivo do vídeo por e-mail ou o link para visualização online
Perguntas frequentes
Os prazos de cada etapa do projeto são:
A direção de arte dos vídeos pode ser totalmente adaptada à identidade visual da sua empresa. Você pode também compartilhar imagens, apresentações ou sites de referência.
Fica a critério do cliente decidir onde e como publicá-lo e com quem compartilhá-lo.
Infográficos
A expressão “uma imagem diz mais do que mil palavras” nunca fez tanto sentido. Principalmente em processos complexos, com inúmeras movimentações e milhares de páginas. Infográficos são a maneira mais imediata de resumir argumentos complexos em poucas imagens. Veja abaixo alguns exemplos de infográficos realizados para nossos clientes (informações sensíveis foram alteradas).
Faturas e demonstrativos
Sites e applicativos
O legal design é essencial em sites, plataformas e aplicativos, pois torna documentos legais, contratos e termos de uso mais claros e acessíveis. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e conflitos com clientes, parceiros e colaboradores, melhorando a transparência e a confiança. Além disso, uma comunicação legal mais eficiente reduz a necessidade de esclarecimentos adicionais e alivia a carga sobre os canais de atendimento.
Contratos e documentos
jurídicos
A aplicação de técnicas de design a quaisquer peças jurídicas, no ambiente extrajudicial ou judicial, ajudam a hierarquizar informações, organizar e estruturar assuntos, capítulos e pontos chave, tornando a comunicação mais ágil e aumentando a eficácia da comunicação.
Apresentações
e relatórios
Vídeos permitem aliar comunicação oral e visual para, por meio de imagens, gráficos e outros signos, sintetizar e facilitar a compreensão de temas complexos.
Vídeo explainers podem ser usados para comunicação remota no ambiente consultivo (como p. ex., para apresentações de operações societárias e contratos complexos) e contencioso judicial e arbitral (como recurso para auxiliar a compreensão de peças processuais complexas, em alguns casos até mesmo substituindo o despacho de memoriais).
Uma peça bem diagramada não só transmite profissionalismo e estética, mas também entrega a mensagem de forma mais eficaz, tem um índice mais alto de retenção à leitura e atenção ao conteúdo. Além disso, desestimula a leitura diagonal responsável pela perda parcial de absorção do conteúdo.
Veja um exemplo
A aplicação de técnicas de design a quaisquer peças jurídicas, no ambiente extrajudicial ou judicial, ajudam a hierarquizar informações, organizar e estruturar assuntos, capítulos e pontos chave, tornando a comunicação mais ágil e aumentando a eficácia da comunicação.